Obras Aquífero Julião


O SAAE de Iguatu está trabalhando para concluir as obras do reservatório e da casa de bombas e operação na região do Aquífero Julião.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, os serviços estão bem adiantados faltando apenas a parte de energização que será feita pela Enel.

Segundo o prefeito, que acompanhou de perto o andamento dos serviços, cada um dos poços perfurados no Aquífero Julião tem vazão entre 100 e 130 mil/litros de água por hora o que vai garantir com tranquilidade o abastecimento da população de Iguatu.


ENTENDA COMO A ÁGUA DO AQUÍFERO CHEGARÁ ÀS TORNEIRAS DOS IGUATUENSES

O sistema de abastecimento de agua do aquífero Julião se resume em captar água através dge poços situados ao longo da área do Julião, todos perfurados pelo SAAE, levando até um Reservatório Apoiado de Reunião (280 m3), em concreto armado, construído no local pela própria equipe do SAAE. A vazão total será conduzida através da adutora existente de água bruta (AAB) de 400 mm, até a câmara de carga existente localizada na Estação de Tratamento de Água (ETA) no Cocobó. A vazão de cada poço gira em torno de 120 m3/h. Até julho/2019 já existem 4 poços perfurados. A previsão é que ate o final de agosto/2019 a autarquia perfure mais 3 poços seguindo todas as normas.
Da câmara de carga, a água seguirá por gravidade para os filtros de fluxo ascendente. Nesses filtros haverá a remoção das impurezas da água por sua passagem através de um processo de separação sólido-líquido (meio filtrante), composto de areia e pedregulho. O tratamento químico complementar ocorrerá na casa de química existente, cujas instalações servirão também de abrigo aos produtos químicos empregados.
A água tratada escoará por gravidade até o reservatório enterrado existente, que serve de tanque de contato. E deste a água será recalcada, por uma estação elevatória de água tratada (EEAT) existente, até o reservatório apoiado existente (RAP), localizado no alto do Cocobó, que terá a função de distribuir a água tratada para toda a população iguatuense.


Fale com o SAAE

SAAE de Iguatu
Rua Engenheiro Wilton Correia Lima, nº 772
Bairro Prado, Iguatu-CE, CEP: 63.502-108
CNPJ: 07.508.138/0001-45
Telefone: (88) 3566.7700/195(Gratuito)